Uma matemática mais afetiva.

19/02/2011 21:30

 Tese de mestrado defende uma relação mais próxima entre professor e aluno. A finalidade: tornar o estudante mais ciente da própria capacidade. 

Se você é um professor bravo que acha que em sala de aula o que constrói autoridade é voz alta, saiba que pode estar fazendo muito mal aos seus alunos.

Rosemeri Vieira Dittrich, criou uma tese de mestrado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo cujo título é Ensino e aprendizagem de matemática: o sucesso é possível. O qual diz que antes do professor pensar em cúrriculo e ementa, é preciso pensar na relação aluno professor.

"Existe um certo consenso de que o professor de matemática é mais racional e menos afetivo. Talvez até seja mesmo e isso tem de mudar. Se o aluno não simpatiza com o professor, ele não vai simpatizar com a matéria", afirma Rosemeri.

Dessa forma é necessário aprender a se comunicar  "A palavra transforma o pensamento em pensamento verbal, torna as coisas inteligíveis", diz um trecho da tese de Rosemeri.

Muitos (muitos mesmo) especialistas dizem que a matemática é uma das ciências mais difíceis – afinal, números (só para ficar na matemática básica) são invenções da cabeça do homem. Começam e terminam na nossa mente. Alguns alunos têm dificuldade de entender esse tipo de abstração e, muitas vezes, calam-se, por receio de fazer alguma pergunta pouco inteligente.

Rosemeri que começou a atuar como professora de matemática em 1998 dando aulas para alunos do ensino fundamental e médio de Curitiba, admite que no começo de sua carreira não tinha muita paciência com alunos que apresentavam um grande grau de dificuldade.

"Há estudantes que não entendem, por mais que se explique. E quanto mais não entendem, mais medo eles têm", explica Rosemeri. "Ficam com medo de não passar na prova, de serem ridicularizados. A função do professor é ter calma, ficar próximo e dar segurança a esses alunos".

Com o afeto e sabedoria, Rosemeri selecionou bons alunos em matemática e propôs uma conversa. Uma pergunta, na verdade: qual seria a razão desses alunos terem sucesso na matéria?

A maioria relacionou, além do gosto pela matemática, a afeição pelo professor.  A educadora, no trabalho, conclui:

A afetividade e o papel das emoções fazem parte integrante da formação e compete ao professor canalizar a afetividade para possibilitar a construção do conhecimento na sala de aula. O professor é fundamental para o sucesso do aluno na disciplina da matemática.

              Fonte: Ciência Hoje