Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī

01/05/2011 19:18

    Matemático, astrônomo, astrólogo, geógrafo e autor persa, al-Khwārizmī nasceu em Khawarizm, no ano aproximadamente no ano de 780 e morreu aproximadamente no ano de 850. 

    O Califa al-Mamum ocupava o trono do Império Árabe e decidiu transformar seu reino em um grande centro de ensino onde se pudesse dominar todas as áreas do conhecimento, originando a primeira época áurea da ciência islâmica. E para atingir esse objetivo, contratou e trouxe para Bagdá os grandes sábios muçulmanos daquela época. Entre esses sábios estava al-Khowarizmi, o maior matemático árabe de todos os tempos.

    Seu livro que eternizou seu nome é o Kitab Al Mukhtassar Fi Hissab Al Jabr Wal Mukabala (livro do cálculo Algébrico e confrontação), que não somente deu o nome de Álgebra a esta ciência, em seu significado moderno, mas abriu uma nova era da matemática. Ele foi o primeiro a escrever sobre álgebra, seu livro com seis problemas de álgebra é um dos melhores sobre esse assunto. Muitos autores fizeram bons comentários sobre seu livro.

    A incógnita nas equações algébricas era denominada pelos matemáticos muçulmanos como xay (coisa), notadamente na álgebra de Ômar Khayyam, que ao ser transcrita xay pelos espanhóis, deu origem ao X da álgebra moderna.

    Deve-se também a Al Khawarizmi um tratado de geometria, tábuas astronômicas e outros trabalhos em geografia, como o seu livro Suratul Ardh (imagem da Terra).

    Al Khawarizmi foi um dos astrônomos que participaram da operação Geodésica mais delicada de sua época; a medição do comprimento de um grau terrestre, isso já no século IX, o objetivo era determinar, na suposição de que a terra era redonda, o tamanho desta e sua circunferência.

    Seu livro foi feito aproximadamente do século 830 e o método de Al-Khwārizmī de resolver equações lineares e quadráticas consiste em primeiro reduzir a equação para uma de seis formas padrão (onde b e c são inteiros positivos):

§  quadrado igual a uma raiz (ax² = bx)

§  quadrado igual a um número (ax² = c)

§  raiz igual a um número (bx = c)

§  quadrado e raiz igual a um número (ax² + bx = c)

§  quadrado e número igual a uma raiz (ax² + c = bx)

§  raiz e número igual a um quadrado (bx + c = ax²)

Dividindo o coeficiente do número ao quadrado e usando as operações al-ǧabr (Árabe: الجبر “restauração”) e al-muqābala ("balanceamento").

§  Al-ǧabr é o processo de remover números negativos, números ao quadrado e raízes por meio da adição da mesma quantidade para cada lado da equação. Por exemplo, x² = 40x - 4x² é reduzida para 5x² = 40x.

§  Al-muqābala é o processo de trazer quantidades do mesmo tipo para o mesmo lado da equação. Por exemplo, x² + 14 = x + 5 é reduzida para x² + 9 = x.

         Al-Khwārizmī era encarregado de traduzir livros matemáticos vindos da Índia, assim em um desses livros deparou-se com o sistema decimal. Ele ficou tão impressionado com esse sistema que fez um livro explicando como funciona o sistema decimal.

 

 

Fonte: Wikipédia e Portal Matemático.