Invista na Matemática

21/06/2011 13:25

 Aproveite o início das aulas para relembrar conceitos básicos e ganhar velocidade na hora de resolver os exercícios.

 

    Matemática básica não serve apenas como ponto de partida para outros conteúdos. Os professores alertam que hoje é um assunto presente em todos os vestibulares. “Na primeira fase da UFPR o aluno vai precisar dominá-la para as questões. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado, cerca de 40% das 45 questões cobravam conceitos básicos”, diz o professor de matemática do Curso Positivo Emerson Marcos Furtado.

    O conteúdo é dado no ensino fundamental, de 5.ª à 8.ª série, mas nem todos os vestibas aprenderam bem ou lembram de tudo. “Muitos trazem uma série de lacunas de matemática básica e por isso não conseguem ir para frente. Por isso os cursinhos dão um reforço no começo do ano. No Positivo, por exemplo, serão três fins de semana com aulas sobre o assunto”, explica Emerson.

    A ideia é que além de relembrar o que aprendeu o aluno também ganhe agilidade na hora de resolver um exercício, o que vai deixá-lo mais seguro e confiante para a prova. “Rapidez é fundamental, principalmente porque na primeira fase do vestibular da Univer sidade Federal do Paraná (UFPR) são 80 questões que devem ser resolvidas em cinco horas. Quanto mais velocidade e agilidade, maior a chance de se dar bem”, lembra o professor da disciplina.

    Mas quem está preocupado porque acha que não aprendeu o suficiente, pode relaxar. Os professores garantem que ainda é possível dominar o conteúdo, mas são necessários esforço, dedicação e concentração. O professor Peter Chun Hao Pan, do Curso Acesso, diz que o que não pode é desistir. “Ou o estudante procura os professores de assistência ou os professores titulares nos intervalos de aula. O que não pode é não aprender, porque matemática básica também é importante para resolver as questões das disciplinas de física e química.”

    A vestiba de Administração Louise Ansay, 16 anos, sabe a importância do assunto. Depois das aulas ela tenta resolver todos os exercícios em casa e quando não consegue corre atrás do professor. Para ela as aulas são uma revisão. “Nada é novidade, lembro de ter aprendido tudo. Só que agora consigo ver a ligação de uma parte com a outra, o que não acontecia no colégio, quando cada parte era dada em uma série diferente.”

NA PRÁTICA

    Confira dois exemplos de questões de matemática básica que caíram nas provas do ano passado:

Questão 138 (Enem 2010)

    No monte de Cerro Armazones, no deserto de Atacama, no Chile, ficará o maior telescópio da superfície terrestre, o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). O E-ELT terá um espelho primário de 42 metros de diâmetro, “o maior olho do mundo voltado para o céu”. Disponível em: https://www.estadao.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

    A  o ler esse texto em uma sala de aula, uma professora fez uma suposição de que o diâmetro do olho humano mede aproximadamente 2,1 cm. Qual a razão entre o diâmetro aproximado do olho humano, suposto pela professora, e o diâmetro do espelho primário do telescópio citado?

a) 1 : 20
b) 1 : 100
c) 1 : 200
d) 1 : 1 000
e) 1 : 2 000

Resposta : E


Questão 20 (UFPR 2010)

    Uma piscina possui duas bombas ligadas a ela. A primeira bomba, funcionando sozinha, esvazia a piscina em 2 horas. A segunda, também funcionando sozinha, esvazia a piscina em 3 horas. Caso as duas bombas sejam ligadas juntas, mantendo o mesmo regime de funcionamento, a piscina será esvaziada em:

a) 1 hora.
b) 1,2 horas.
c) 2,5 horas.
d) 3 horas.
e) 5 horas.

Resposta : B

 

 

Fonte: Gazeta do Povo