Aristóteles

27/09/2010 21:32

 Foi um filósofo, lógico e cientifico da Antiga Grécia, suas idéias exerceram uma enorme influencia sobre a história intelectual do Ocidente por mais de milênios.

Ele nasceu em 384 a. C. na cidade de Estagira. Seu pai, Nicómaco, foi médico do rei Amintas III de Macedonia.

Em 367 a. C., quando Aristóteles tinha 17 anos, seu pai faleceu e seu tutor Proxenus enviou-lhe para Atenas, para estudar em um importante centro intelectual do mundo grego,  na Academia de Platão.

Em 343 a. C., o rei Filipo II de Macedonia convocou a Aristóteles para ser o tutor de seu filho de 13 anos, que mais tarde ficou conhecido como Alejandro Magno. Aristóteles então viajou para a Pella onde era a capital do império macedônio, e ensinou o Alejandro durante 2 anos.

Em 335 a. C., Aristóteles voltou para Atenas e fundou sua própria escola, o Liceo ( chamado assim por estar situado dentro de um recinto dedicado ao deus Apolo Licio). A diferença da academia é que o Liceo não era uma escola privada e muitas as aulas eram publicas e gratuitas.  Ao longo de sua vida, Aristóteles reuniu uma vasta biblioteca e uma grande quantidade de seguidoras e investigadores.

Em sua juventude, Aristóteles foi um discípulo de Platão na Academia de Atenas. Aristóteles construiu um sistema filosófico próprio. Antes, apresentou as criticas na teoria das idéias de seu professor. Para entender as diferenças entre Heráclito e Parmênides. Platão sabia a proposta da existência de duas dimensões. Para Aristóteles, o mundo não tem compartimentos.

Segundo ele, a filosofia é teorética: deve decifrar o enigma do universo. O seu problema fundamental é o problema do ser. O objeto próprio da filosofia em que está a solução do seu problema, são as essências imutáveis e a razão é a ultima das coisas.

Aristóteles construiu um sistema original. E suas características eram:

•Observação fiel da natureza ;

•Rigor no método;

•Unidade do Conjunto;