Aprendizagem de Geometria Sem Um Transferidor

19/06/2011 16:42

             Embora os jovens que freqüentam a escola  podem discordar, um novo estudo descobriu que a geometria é um assunto intuitivo que é fácil de entender, mesmo na ausência de treinamento formal.

Pesquisadores colocaram questões de geometria euclidiana plana para adultos e crianças da comunidade Mundurucu, um grupo de indígenas isolados na Amazônia. Apesar de não ter educação formal, os Mundurucus foram capazes de captar rapidamente conceitos de geometria planar relativas a pontos, linhas e triângulos.

O estudo aparece na edição atual da Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os Mundurucus  foram capazes de responder corretamente a perguntas como: "Pode ser feita uma linha para cruzar outras duas linhas paralelas de aparência?" E "Pode um cruzamento de uma linha de duas linhas paralelas de aparência, mas não o outro?"

Sua aptidão foi, de fato semelhante ao dos americanos adultos e crianças franceses que tinham formação em geometria, disse Véronique Izard, um psicólogo no campus de Descartes, da Universidade de Paris e primeiro autor do estudo. As crianças eram da mesma idade que as crianças Mundurucus, tinham de 7 á 13 anos.

"Eu diria que esta geometria euclidiana é provavelmente significativa universalmente para todos os seres humanos", disse ela. "Encontramos pessoas agarrando conceitos de geometria que vão além do perceptível."

Ela continua a ser entendida porque isto é assim, disse ela.

Curiosamente, quando os mesmos testes foram realizados em jovens crianças norte-americanas, com idades entre 5 e 6 anos, eles se saíram mal.

Isto significa que se a capacidade de compreender a geometria plana é inata, é algo que só aparece depois de tempo.

"Talvez seja algo que é aprendido do meio ambiente, mas neste caso deve ser algo genérico para todos os ambientes", disse Dr. Izard.

Ela e seus colegas estão continuando a estudar a questão.

 

Fonte: The New York Times