Ada Lovelace

01/05/2011 19:42

    Ada Lovelance era filha de um breve casamento entre o poeta romântico Lord Byron e Anne Isabelle Milbanke, que se separou de Byron um mês depois Ada nasceu. Ela nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres. Quatro meses depois, Byron saiu da Inglaterra. Ada nunca conheceu seu pai (que morreu na Grécia em 1823) e foi criada por sua mãe, Lady Byron. Sua vida foi uma apoteose da luta entre a razão e emoção, o subjetivismo e objetivismo, poética e matemática, saúde e explosões de energia.

    Lady Byron queria a filha para ser ao contrário de seu pai poética, e ela viu que Ada recebeu aulas particulares de matemática e música, como disciplinas para combater a perigosa tendência poética. Mas a herança complexa Ada tornou-se evidente logo em 1828, quando ela apresentou o projeto de uma máquina voadora. Foi a matemática que deu sua vida as suas asas.

    Um dos cientistas da época se tornou amigo de longa data da Ada. Charles Babbage, professor Lucasiano de Matemática em Cambridge, era conhecido como o inventor da Difference Engine, uma máquina de elaborar o cálculo que operava através do método de diferenças finitas. Ada conheceu Babbage, em 1833, quando ela tinha apenas 17 anos, e eles começaram uma volumosa correspondência sobre os temas de matemática, lógica, e finalmente, todas as disciplinas.

    Casada aos vinte anos, assumiu o nome do marido e o título de condessa, tornando-se a Condessa de Lovelace, a Sra. Augusta Ada King. E com o nome de Ada Lovelace entrou para a história como a primeira programadora.

    Babbage havia feito planos em 1834 para um novo tipo de máquina de calcular (embora o motor de diferença não fosse terminado), um motor analítico. Seus patrocinadores parlamentar se recusou a apoiar uma segunda máquina, com o inacabado primeiro, mas Babbage encontrou simpatia para seu novo projeto no exterior. Em 1842, um matemático italiano, Louis Menebrea, publicou um livro de memórias em francês sobre o tema da Máquina Analítica. Ada Babbage alistou como tradutor para o livro de memórias, e durante um período de nove meses, em 1842-1843, trabalhou febrilmente sobre o artigo e um conjunto de notas que ela anexado a ele. Estes são a fonte de sua fama duradoura.

    Ada foi uma das poucas pessoas que realmente entenderam os conceitos envolvidos no projeto de Babbage e durante o processo de tradução de uma publicação científica italiana sobre o projeto de Babbage incluiu algumas notas de tradução que constituem o primeiro programa escrito na história da humanidade.

    Ada morreu de câncer em 1852, na idade de 37 anos, e foi enterrada ao lado do pai. Suas contribuições à ciência foram ressuscitadas apenas recentemente, mas muitas biografias  novas atestam a fascinação de Babbage "Feiticeira dos Números".